Imagem capa - Café Fotográfico na Escola Ruth Brandão de Azeredo por Washington Eloi Francisco
Workshop

Café Fotográfico na Escola Ruth Brandão de Azeredo



Neste último dia 25 de outubro, nossa escola teve o privilégio de visitas ilustres. O Fotógrafo Jornalista Renato Cobucci com uma carreira fenomenal de 40 anos passando pela Folha de São Paulo, Flash Amauri Jr., Revista Caras, Jornais O Tempo e Estado de Minas e atual fotógrafo oficial do Governo MG. Também contamos com a presença de Claudio Henrique fotógrafo renomado de Sete Lagoas e região para eventos sociais com mais de 500 Casamentos no seu currículo, além de vir de uma família de fotógrafos. Tivemos a presença de Ellen Rocha Chefe do Departamento de Educação no Trânsito.


O momento faz parte de atividades para motivar os alunos a participarem com qualidade do concurso  Fotografia Sobre o Trânsito Promovido pelo Departamento de Trânsito. Este encontro na escola chamado de “Café Fotográfico Escolar” foi organizado pelo Vice Diretor Washington Eloi Francisco que também é fotógrafo, e Carla Borges Diretora da instituição. Cotaram com a participação dos alunos em horário extra-turno para o matutino e vespertino, mais os alunos do EJA, e o resultado foi realmente enriquecedor.


No decorrer da roda de conversa foi discutido o início de carreira de Renato Cobucci nos anos 70, sua transição do analógico para o digital que também fez parte da trajetória do Cláudio Henrique, enfatizando a necessidade de se atualizar com o mundo moderno. Foi falado de mercado, como ingressar neste meio, começando debaixo e subindo mediante a esforço e competência junto com estudos. Também discutidos casos sobre direitos autorais nas fotos. Um momento bem interessante quando o fotógrafo Cláudio Henrique mostra sua coleção câmeras antigas, mostrando como o mecanismo funcionava, fazendo com que quase 100% dos alunos ali presentes vejam pela primeira vez na vida rolo de filme fotográfico. Momentos onde falaram de suas fotos especiais. Renato comentou sobre casos inusitados de sua trajetória onde fotografou a Hebe Camargo, Faustão sobre seus prêmios jornalísticos entre outros.



Tudo finalizado com dicas para participar do Concurso de Trânsito e concursos de fotos em geral, aliás dicas para fazer fotos incríveis para qualquer momento.  Um dia realmente especial de forma ímpar para nossa comunidade e alunos no Bairro Cidade de Deus em Sete Lagoas, uma aula de conhecimento sem igual sobre o mundo jornalístico e fotográfico, em geral da comunicação visual.


Cláudio, Ellen, Renato e Washington





Ainda em tempo lembrando que nossa Escola Ruth Brandão de Azeredo é uma das escolas participantes do concurso que também tem outras escolas como Arthur Bernardes e Maurílo de Jesus Peixoto, todas estaduais. Cada escola se movimentou para empolgar os alunos, que terão suas fotos avaliadas e premiadas além de exposição no Shopping Sete lagoas das imagens enviadas independente da colocação.

Veja um trecho da roda de conversa:


Mais fotos: